A tal da Faculdade de Arquitetura!

Olá, pípol!

Sabe aquela história de que fazer faculdade é a melhor coisa do mundo? Em partes ela é verdadeira. Digamos que 50% verdadeira e 50% falsa. (Ah, pra quem ainda não sabe, estou cursando Arquitetura e Urbanismo!)

Com meus 14 anos é que decidi que queria cursar Arquitetura. Naquela época, Arquitetura pra mim era só projetar casas requintadas pra pessoas ricas, para que, desse modo, eu também me tornasse rica. Engano meu. Arquitetura é MUITO mais do que isso. É uma das profissões que mais tem o poder de mudar as vidas das pessoas, e não, não trabalhamos só para ricos (felizmente). Podemos, sim, projetar/decorar casas requintadas, mas isso não quer dizer que o cliente tem de ser rico para isso. E é nesse ponto que eu digo que a Arquitetura muda vidas.

Algumas pessoas de classe média/baixa estão acostumadas a pensarem que só a classe alta pode ter coisas bonitas (sejam essas coisas casas, roupas, carro, etc), e não podemos culpá-los, pois este é o senso comum quanto a esse tema. Eu pensei assim um dia, e só depois que entrei nesse mundo que percebi que não é assim que as coisas funcionam.

O que eu quero dizer é: nós, Arquitetos/futuros Arquitetos temos a incrível função de poder oferecer coisas lindas e de boa qualidade para pessoas que não podem pagar muito por isso. Como assim? Por exemplo, você já visitou um apartamento do programa Minha Casa, Minha Vida? Se sim, sabe que eles não têm a qualidade necessária para que os moradores sejam bem acomodadas, e, além disso, geralmente são construídos em áreas muito periféricas, distantes do centro, sem uma infraestrutura básica (mercados, farmácias, hospitais, escolas, postos de saúde, etc.) além de saneamento básico (água, pavimentação nas ruas, energia elétrica...).

"Ah, mas eles quase ganham a casa de graça, pra que se preocupar tanto com isso?!" PORQUE SÃO SERES HUMANOS, assim como você, rico ou pobre, isso não interessa! E todo ser humano merece ser tratado com respeito, igualdade, dignidade. Eles preferem fazer quinhentas casas/apartamentos em seis meses do que duzentos em um ano. Isso gera lucro, O que importa para eles não é a qualidade das casas, mas sim a rapidez e a quantidade construída. E isso é desumano.

Voltando ao assunto "faculdade é uma delícia", é uma delícia sim, ainda mais quando percebe que mudança é questão de querer, de se propor a fazer algo. Deve ser a melhor sensação do mundo ver pessoas como as que participam do Minha Casa, Minha Vida morando em um lugar melhor do que fazem atualmente pra elas, e se for você que projetou então, deve haver uma explosão de satisfação dentro de si.

Faculdade é passar a noite toda fazendo trabalhos, é ter que refazer a mesma coisa várias vezes, é analisar tudo o que precisa ser colocado ali, tirado daqui, é perceber que a mudança ocorre na gente também (inclusive ela ocorre primeiro na gente pra que depois possamos repassá-la!).

Eu escrevi esse texto com o intuito de mostrar que é possível mudar vidas alheias através de uma profissão tão expressiva e artística como a Arquitetura, afinal, a ARTE muda vidas desde sempre, não é mesmo?!



(Desculpem pelo texto gigante!)
Espero que tenham gostado, e que tenham entendido o ponto que quis chegar!
Agradeço por lerem até o final :D

Beijos, até o próximo post!


👉 Continue me acompanhando: ► Instagram: http://www.instagram.com/vannemalandrin  ► Facebook: http://www.facebook.com/VanneMalandrin/ ► LOOKBOOK: http://lookbook.nu/vannemalandrin 

💻 ► Contato: vannevlogs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blue Eyes - Make Up Tutorial

Playlist de Março

Review - Shop Miss A #1